Os tons da série Pampas: Aurora, Erva-mate e Capim
Por: Admin - 07 de Junho de 2024
O atelier Marko Brajovic acredita que a natureza é o melhor design que temos, assim, buscou inspiração nos ecossistemas brasileiros para compor a Coleção Biomas, uma cocriação com a Decortiles.
A coleção é dividida em três séries: Amazônia, Pampas e Caatinga. Cada uma dessas composições é influenciada pela harmonia encontrada em suas respectivas regiões, destacando as cores e a fluidez pertinentes a elas.
Como escreveu o autor cearense José de Alencar no texto “Os Pampas”:
“[...] Cada região da terra tem uma alma sua, raio criador que lhe imprime o cunho de originalidade. [..]”
Deste modo, a série Pampas captura a beleza natural e pastoril dos vastos campos sulistas da América do Sul, empregando sua beleza nos revestimentos e gerando peças que resgatam o agradável clima bucólico da região.
A série Pampas possui acabamento em alto relevo, com nervuras inspiradas na leveza e sutileza dos capins que permeiam os campos do sul, construindo um visual afável e tátil.
À exemplo da série Amazônia, há na série Pampas uma ótima modularidade, cujos formatos apresentam tamanhos diversificados, encaixando-se conforme a necessidade de aplicação exigida pelo ambiente. Confira quais são os formatos: 90x90cm, 55,4x55,4cm, 34,4x34,4cm, 21x21cm e 13,3x21cm.
Além disso, Pampas é indicado para a decoração de uma grande variedade de projetos arquitetônicos, não apenas pelos formatos, mas também por suas tonalidades. Sendo assim, espaços comerciais e residenciais podem usufruir do bem-estar proporcionado pela aplicação dessa série da coleção Biomas.
O color guide da Decortiles recebeu novos tons, especialmente pensados para a composição da série Pampas, em três cores distintas: Aurora, Capim e Mate.
Aurora busca sua inspiração no despertar de uma nova manhã, encapsulando em sua tonalidade a essência do amanhecer, dos bons sentimentos, do nascer do sol no horizonte quando a escuridão lentamente desvanece.
Embora pensar em Capim, obviamente, nos faça associá-lo a cor verde, a série Pampas utilizou uma tonalidade encontrada na estrutura das gramíneas: uma cor inspirada na inflorescência presente da morfologia dos capins.
Quando falamos sobre os Pampas, o que poderia ser mais característico e imagético do que a erva-mate? Símbolo da tradição dos povos indígenas, a bebida foi descoberta pelos primeiros povos a habitar a região que viria a se tornar o Brasil. A erva-mate também possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórias no corpo humano. Ou seja, nos traz sensações bem-estar— assim como o tom verde suave presente no revestimento da série Pampas.
A coleção Biomas utiliza-se do princípio da biomimética aplicada à arquitetura. Em outras palavras, busca soluções seguindo o exemplo daquilo que é fornecido e encontrado da natureza. A intenção é simples: levar para o seu ambiente as sensações positivas e acrescentar bem-estar através dos porcelanatos cocriados entre a Decortiles e o Atelier Marko Brajovic.
Produtos: Amb Pampas Aurora NAT 90x90, Amb Pampas Capim NAT 21x21, Amb Pampas Capim NAT 90x90, Amb Pampas Mate NAT 90x90.