Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo - SP
iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


COMO FAZER CORTES EM PORCELANATOS

COMO FAZER CORTES EM PORCELANATOS

Os porcelanatos estão presentes na grande maioria das obras. Sejam instaladas em áreas internas ou externas os porcelanatos ganharam pisos e paredes pelo mundo a fora. São instalados das formas mais diferenciadas possíveis, na horizontal, na vertical, em diagonal, em trama, com avanço, enfim, cada um utiliza o porcelanato da forma que considera mais atraente. É um produto extremamente democrático. Está dentro das possibilidades de todas as famílias, tem aqueles mais caros e tem aqueles mais baratos.

Sendo assim, nós imaginamos que todos tem uma curiosidade em comum. Aliás, mais do que uma curiosidade é uma informação relevante para uma boa instalação, por isso vamos falar sobre: como fazer cortes em porcelanatos.

É importante salientar que ao adquirir seus revestimentos, sejam eles de que tipo for, é necessário contratar mão de obra especializada, de preferência com experiência comprovada e bom histórico.

Antes de mais nada, garantir a segurança no trabalho é fundamental. Especialmente, quando estamos lidando com peças grandes e pesadas.

Então vamos a lista de equipamentos de proteção individual (EPI):

  • bota
  • capacete
  • luvas
  • óculos de proteção
  • protetor auricular
  • máscara de poeira
  • roupa que cubra a pele

Vale ressaltar que para um bom trabalho, o local esteja adequado, ou seja, um ambiente com boa circulação para movimentar as peças e conseguir facilmente apoiar as peças em mesas para executar o trabalho.

1. RECORTES RETOS EM PORCELANATOS

Para realizar um corte reto em uma peça de porcelanato você poderá utilizar dois equipamentos. Um deles é a riscadeira reta manual. Antes de efetuar o risco confira todas as medidas para não perder a peça. Certifique-se de que a marcação da peça corresponde com a realidade.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

Após realizar o risco, a própria ferramenta tem o dispositivo para realizar o destaque das partes. A mesa de trabalho deve estar firme, para evitar que peça trinque durante o destacamento.

Você pode utilizar também uma serra elétrica, também conhecida como serra mármore. Faça a marcação com caneta para o traçado do corte na peça e com a serra exerça a pressão necessária para realizar o corte. Recomenda-se que nos casos de corte com a serra, faça um primeiro corte superficial para que a peça não trinque e um segundo corte para atravessar a peça e cortar por completo. Lembre-se de resfriar a serra com uso de água para evitar superaquecimento da lâmina de corte.mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

Para um bom acabamento da peça após o corte, utilize uma lixa para remover imperfeições e recuperar o aspecto liso das peças.

 

2. RECORTE QUADRADO EM PORCELANATO

Para realizar um corte quadrado ou retangular numa peça de porcelanato, você precisará antes de tudo efetuar a marcação do local do corte. Após medir e marcar o traçado do corte, faça pequenos furos nas extremidades da marcação utilizando uma furadeira com broca diamantada de pelo menos 8 mm.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

Estes furos são para limitar o corte ao utilizar a serra elétrica e não permitir que eles extrapolem além da marcação.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

Depois do corte feito é só destacar com cuidado e testar o encaixe na parede ou piso.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

3. RECORTE REDONDO EM PORCELANATO

Para ligações de encanamentos ou pontos de água, utilize uma furadeira com o dispositivo (broca) serra copo. Faça a marcação utilizando o centro como referência de corte. Ao efetuar a marcação, seleciona a ponta serra copo de tamanho mais adequado e posicione da maneira mais correta e faça o corte efetuando pressão contra a peça para evitar que a serra copo pule do porcelanato.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

4. RECORTES ORGÂNICOS EM PORCELANATO

Para qualquer outro tipo de corte na peça de porcelanato é importante efetuar uma marcação adequada. Trace uma linha sobre a peça, que fique visível no momento do corte. É importante não esquecer de resfriar a lâmina de corte da serra para evitar problemas. Mantenha a mão firme e procure manter a pressão durante todo o processo.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

INSTALANDO O PORCELANATO

Após os cortes realizados o processo de instalação é o tradicional. Certifique-se de que a argamassa colante para porcelanato esteja no ponto ideal.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

Se a peça for muito grande, utilize o equipamento adequado para manter a peça suspensa enquanto aplica argamassa no tardoz utilizando a desempenadeira dentada. Deve ser aplicado argamassa também na superfície (piso ou parede) que receberá a peça.

mpitemporario.com.br/projetos/tropobella.com.br

Esperamos que tenha auxiliado no seu processo de instalação. Se tiver dúvidas, ficamos à disposição através do e-mail: sac@tropobella.com.br.

SOBRE A TROPO BELLA:

A Tropo Bella é uma loja de revestimentos nobres com mais de 80 anos de tradição, de estilo vanguardista que aposta no bom gosto para decorar a casa, sendo amante da boa arquitetura e de suas nuances. Sempre oferecendo produtos de alta qualidade, das melhores marcas do mercado e sempre com os melhores preços

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tropo Bella www.tropobella.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×